
Canelite é o nome popular da síndrome da tensão tibial medial (STTM). Trata-se de uma inflamação que causa dor e desconforto ao longo da tíbia, que é o osso frontal na parte inferior da perna (canela). Essa condição é causada pelo uso excessivo dos músculos, tendões e tecido ósseo da região.
- Entorse de tornozelo ou tornozelo torcido: tipos e graus de lesão
- Como tratar a tendinite? Veja quais cuidados tomar com a inflamação
Geralmente, ela costuma ocorrer em atletas que intensificaram ou alteraram recentemente sua rotina de treino, bem como em corredores iniciantes. Pessoas acostumadas a correr e que exageram na intensidade do esforço também podem se queixar de canelite.
O que é bom para tratar canelite?
O tratamento é feito basicamente com repouso e aplicação de gelo. Se a dor estiver incomodando muito, pode-se recorrer a analgésicos.
Quanto tempo demora para a canelite desaparecer?
Na maioria das vezes, a canelite tende a desaparecer no prazo de 24 ou 48 horas após o encerramento da atividade física. Caso persista, é recomendável procurar um médico para descartar a ocorrência de fratura por estresse, que também pode ser provocada pelo excesso de atividade física.
Mesmo que a dor desapareça, é importante manter o repouso por algumas semanas e adotar, durante esse período, atividades de baixo impacto para manter o condicionamento físico, como bicicleta e natação.